Por uma UBES em defesa dos estudantes!


É grave a situação da educação e a falta de direitos para a juventude. Falta de professores e de condições de aprendizado, o transporte público continua caro e com péssimos serviços, e os governos apenas nos dizem que não há dinheiro para investir nas áreas sociais.
Quer dizer, para a Copa da FIFA e o pagamento de bilhões para os banqueiros não faltam recursos, já para garantir melhores escolas, salário digno para professores, vagas nas universidades, passe livre, saúde e moradia...
Essa prioridade escolhida pelos governos ao longo de décadas, é a grande responsável pela exclusão social no país, e apenas com muita luta e mobilização poderemos conquistar um novo Brasil.
Foi assim que vimos milhões nas ruas de junho, exigindo passe livre para os estudantes, mais educação, saúde  e contra os bilhões gastos com a Copa.
E qual o papel da UBES?
A UBES é uma entidade com 65 anos de história e teve destaque em importantes lutas como o petróleo é nosso,  contra a ditadura, na defesa da educação pública, a conquista da meia-entrada e o Fora Collor.
Infelizmente, o grupo que está à frente da UBES jogou na lata do lixo toda essa história. Hoje a UBES é uma entidade omissa, que se nega a lutar contra os leilões do petróleo, silencia sobre os absurdos gastos da Copa, passou a defender o financiamento à educação privada, e, para completar coloca-se a favor da restrição à meia-entrada.
É preciso resgatar a história e a capacidade de luta da UBES, e para isso precisamos dar mais força a opinião dos estudantes e radicalizando na democracia,  bem diferente do que a UBES faz hoje.


O espírito de luta e combatividade que a juventude mostrou nas ruas de junho deve ser o combustível das reivindicações estudantis no próximo período, para que possamos construir uma UBES rebelde e combativa!

Nenhum comentário: